Imóveis ficaram mais caros em 2023

     Santa Catarina tem seis municípios entre os 10 mais valorizados do ano

     De janeiro a outubro de 2023, o preço de venda de imóveis residenciais registrou uma alta de 4,43%, de acordo com o Índice FipeZAP. Durante o período, a maior valorização foi observada em São José, município de Santa Catarina (SC), onde o preço dos apartamentos ficou 17,11% mais caro. Apesar disso, Balneário Camboriú continua na liderança como a cidade como o metro quadrado mais valorizado do Brasil.

     Entre as 10 cidades que mais registraram valorização no preço dos imóveis em 2023, seis estão no município de Florianópolis. “Os resultados do Censo de 2022 revelaram um aumento de 29% na população da cidade, o que exigiu investimentos em infraestrutura. O interesse contínuo pela cidade como destino de moradia tem impactado também as cidades vizinhas”, analisa Coriolano Lacerda, Gerente de Inteligência de Mercado do Grupo OLX.

12287746490?profile=RESIZE_710x

     São Paulo, historicamente conhecida pelos imóveis caros, agora ocupa a quinta colocação na lista de imóveis com o m² mais valorizado do País. A última vez que esteve na primeira posição deste ranking foi em fevereiro de 2022. Logo depois foi ultrapassada por Balneário Camboriú.

     Para se ter ideia, o preço do metro quadrado na capital paulista é R$ 10.625. Em comparação, o valor sobe para 12.522 em Balneário Camboriú. Entre as duas, aparecem Itapema (SC), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).

     “Essa variação no ranking está associada a diversos fatores, mas dois se destacam: o rápido desenvolvimento urbano em setores como indústria, turismo, emprego, qualidade de vida e aumento da população; e o perfil dos imóveis”, justifica Coriolano. “Atualmente, o apartamento mais comum oferecido em São Paulo nos portais do Grupo OLX é de padrão econômico, com 2 dormitórios, entre 45 e 60 metros quadrados”, comenta.

     Em contrapartida, Balneário Camboriú e Itapema, com uma verticalização relativamente recente, têm um mercado mais voltado para imóveis de alto padrão, com 3 dormitórios e mais de 150 metros quadrados. “Já Florianópolis e Vitória, com uma verticalização mais consolidada, têm imóveis de padrão médio e alto, com 3 dormitórios e entre 60 e 90 metros quadrados”, acrescenta o gerente.

     Valorização em outubro

     No último mês, o preço do metro quadrado de imóveis residenciais chegou a 0,54%, ultrapassando a valorização observada em setembro (+0,45%). O Índice, que se norteia por dados coletados de anúncios de vendas e locação de apartamentos publicados nos portais imobiliários do Grupo OLX, aponta que esse resultado foi impulsionado por imóveis de um dormitório (+0,59%).

     Entre as capitais, a maior alta foi vista na cidade de Porto Alegre (+1,62%), seguida por Goiânia (+1,35%) e Maceió (+1,31%). Apenas Salvador (-0,01%) registrou queda no período. Já em âmbito geral, o município que mais valorizou em outubro foi Vila Velha (1,50%), no Espírito Santo.

     Fonte: Estadão Imóveis.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE