Portal Solicite Promove Debate com Administradoras de Condomínios Referências em Goiás

      Um bate-papo virtual tendo como mediador o especialista em Inovações e Mercado Condominial e Diretor do Portal Solicite, Edilson Cardoso, com três empresas eleitas como case de sucesso em Goiás, levantou temas atuais, como:

  • Os desafios em administrar os condomínios em tempos de pandemia,
  • Novas eleições para síndico e sobre a atuação das administradoras no estado.

      O debate que durou pouco mais uma de hora teve como convidados o CEO da Vértice Administradora de Condomínios, Aladio Teixeira; o CEO da Administrar Condomínios, Paulo Guimarães; e a Sócia-Proprietária da MB Administração de Condomínios, Beatriz de Carvalho Melo. As três empresas foram escolhidas por meio de votação realizada pelo Portal Solicite líder em assessoramento e indicações de fornecedores especialistas em mercado condominial, e com atuação desde 2006 na Região Centro-Oeste.

      Inicialmente, os convidados fizeram questão de destacarem que o Portal Solicite é também um case de sucesso, com a missão de ajudar todo público condominial, síndicos, moradores, administradores e prestadores de serviços.

       Na ocasião Edilson Cardoso perguntou aos convidados qual o futuro das administradoras em Goiás, os quais destacaram que o estado apresenta uma situação atípica e que cidades, a exemplo de Anápolis, São Paulo, Minas Gerais e a capital do Brasil, Brasília, estão mais avançadas neste quesito. Um dos pontos de dificuldade, segundo eles, é que ainda há muita confusão sobre o que é o papel dos síndicos e o das administradoras, muitas pessoas ainda confundem ou não sabem, sendo que o papel do Síndico “é a tomada de decisões’. Já as administradoras ajudam no dia-a-dia dos condomínios dando suporte na área administrativa, contábil, gerenciamento de pessoas, orçamentos, contribuindo assim por otimizar a gestão administrativa condominial. “O mercado de Goiânia é atípico, de outras cidades, fazemos a contabilidade, a administração e em alguns casos exercemos o papel de síndico. Mesmo tendo um síndico no condomínio, a administradora pode e muito ajudar nos orçamentos, nas aquisições, na parte financeira, na parte legal, parte tributária. Então, toda essa orientação, esse apoio é o papel da administradora”, explica o CEO Aladio Teixeira, reforçando que as administradoras ainda são novidades para muita gente.

      Já Beatriz de Carvalho acredita que há um espaço para que este mercado cresça em Goiás. “Temos mais de sete mil empreendimentos habitacionais em Goiás, por isso acredito na existência de um espaço amplo para o crescimento das administradoras. Recomendo também aos síndicos profissionais e orgânicos buscarem os serviços e apoio das administradoras, pois podemos ajudá-los muito na profissionalização”, afirmou.

      Quanto à pandemia o especialista Aladio disse que as administradoras assumiram papel importante, auxiliando no recebimento de informações sobre a legislação e normativas referentes à abertura da área comum nos prédios, a liberação das assembleias, o funcionamento das academias, os espaços de eventos, filtrando as mais importantes, para repassar aos síndicos e ajudá-los na tomada de decisões.

      O administrador Paulo Guimarães diz que os síndicos foram pegos de surpresa, mas souberam contornar e se adaptarem às mudanças, seguindo os processos, protocolos, com expertise. Sobre o papel das administradoras, ressalta que os moradores gostam daquela situação de verem o síndico, repassando-lhe muito das vezes problemas que poderiam resolver na administradora. “Há morador que julga que o síndico é um mero empregado, mas ele é representante legal do condomínio e estamos aí para apoiá-lo”.

      Também deixa algumas recomendações aos síndicos para buscarem o amparo de uma administradora que tem por finalidade fazer com o que atinja o objetivo e tenham menos dor de cabeça e não caiam em uma sinuca de bico. É preciso segundo ele conhecer bem a empresa que está sendo contratada, além disso, as administradoras fornecem tecnologias, meios operantes que contribuem, inclusive, na redução de despesas dentro dos condomínios.

      Aladio Teixeira complementa que o apoio vem em todos sentidos, operacional, supervisão, orientação e treinamento de funcionários, criação de cronogramas. “Trabalhamos com conceitos de economia e administração para um condomínio, e utilizamos aplicativo para fazermos reservas do prédio, como uso da academia, piscina, salão de festa e recebimento de correspondência”.

      Há muitas administradoras no mercado, umas estão surgindo agora, outras com experiência e serviços prestados e a idoneidade destas empresas precisa ser averiguada, assim como se estão registradas no Conselho Regional de Administração.

      Outro ponto abordado pelos entrevistados é analisar se toda a documentação da empresa contratada está em dia, onde é a sua sede e quais os clientes que atende, há quanto tempo está no mercado, quais as tecnologias disponíveis e o que prevê o contrato de prestação de serviço.

      No encerramento do debate Edilson Cardoso deixou a seguinte pergunta a todos entrevistados: Na jornada profissional a que atribui ao desenvolvimento das qualidades necessárias para que se tornassem um case de sucesso?

      Acesse o link abaixo para acompanhar a resposta dos entrevistados:

https://condominialnews.com.br/videos/live-produtos-servicos-e-solucoes-administradoras-de-condominios-?xg_source=telegram

Redação Condominial News

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE