Os cuidados com os idosos em condomínios

Os cuidados com os idosos em condomínios

    A população de idosos está ficando cada dia mais numerosa. O poder de compra dessa faixa etária é atrativa e chama a atenção de construtoras e incorporadoras, que têm apostado cada vez mais em empreendimentos que se preocupam com ambientes acessíveis e pensados para todas as necessidades da terceira idade.

     No que diz respeito à acessibilidade, algumas das alterações mais realizadas em condomínios para o bem-estar da terceira idade são: rampas de acesso, corrimãos, elevadores, piso antiderrapante, portas maiores para cadeirantes e banheiros adaptados.

     Além das alterações e adaptações nas estruturas dos empreendimentos, os funcionários de empresas terceirizadas e condominiais devem passar por treinamentos para melhor auxiliar os idosos. Prestar ajuda, possuir contatos dos familiares e ter noções de primeiros socorros fazem parte do dia a dia de quem trabalha nesses locais. O síndico deve estar sempre atento a esses cuidados.

     1. Segurança e acessibilidade

     Disponibilizar rampas de acesso, corrimãos, elevadores, piso antiderrapante e portas maiores para cadeirantes são itens fundamentais em qualquer condomínio. Outro ponto de atenção é nunca deixar áreas mal iluminadas ou com luzes queimadas para evitar acidentes.

     2. Colaboradores

     Todo condomínio deve ter ao menos um funcionário, por turno, capacitado para realizar procedimentos de primeiros socorros, quando necessário. Isso vale para os colaboradores próprios ou terceirizados.

     3. Bem-estar

     Muitos idosos são ativos, por isso o condomínio pode oferecer atividades pensadas para entreter esse público. Aulas de pintura, dança, manejo de hortas, concursos e gincanas diversas devem ser estimuladas.

     4. Contatos dos familiares

     Criar condições seguras de moradia é essencial para os idosos viverem bem nos condomínios. Mas um outro ponto de muita atenção é conhecer quem são esses moradores e identificar quem precisa de mais atenção ou ajuda.

     Além disso, muitas atividades no condomínio podem ser oferecidas aos moradores da terceira idade. Equipamentos de ginástica voltados para este público, áreas verdes para passeios e mesas de jogos podem ajudar e muito no bem-estar dos moradores.

     Autor: Luciana Ferreira/LF

     Fonte: Secovi

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE