Cuidados durante as chuvas de verão

Cuidados durante as chuvas de verão

      Nos períodos de chuvas e o aumento das precipitações, cresce também a preocupação com os problemas causados por elas. Os temporais podem trazer infiltrações e mofo para as residências, além de causarem danos a estrutura da construção, levando até ao risco de desabamento, e também pode prejudicar a saúde dos moradores, afetando principalmente quem tem problemas respiratórios como asma, rinite, sinusite e bronquite.

     A forma mais correta de se prevenir destes problemas é investindo em impermeabilizantes durante a construção do imóvel, desta forma é possível garantir a segurança ao ambiente de forma mais econômica. Segundo o Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), estima-se que custos com uso de impermeabilizantes durante a construção representa de 1% a 3% do valor total da obra, percentual que cresce para 10% ou até 15% em caso de impermeabilizantes para uso corretivo.

     Segundo Mateus Castro, Chefe de Produtos Varejo na Saint-Gobain Produtos para Construção, a impermeabilização preventiva impede a passagem indesejável de água e vapores, protegendo a estrutura, aumentando sua durabilidade e diminuindo custos com reparos. “Como constatado pelo IBI, a umidade corresponde a cerca de 85% dos problemas encontrados em uma construção. A impermeabilização preventiva irá evitar o mofo, que prejudica a estética do ambiente e a saúde dos moradores, além de proteger a estrutura. Porém, atualmente, vemos que em algumas construções o uso preventivo do impermeabilizante é ignorado, podendo causar diversos problemas futuros – é o famoso barato que sai caro”, explica Mateus.

     Para proteger uma construção de questões climáticas, como chuvas e o tempo úmido, o indicado é que use a solução para lajes e telhados e para paredes externas. “É importante entender que cada impermeabilizante oferece solução para uma área específica, então os produtos ideais variam de acordo com sua necessidade” explica Mateus. Além disso, também é importante investir em impermeabilizantes específicos para as áreas mais úmidas da casa: os banheiros e as cozinhas.

     O que fazer com problemas de mofo e infiltração?

     A impermeabilização corretiva é um processo um pouco mais complicado e custoso do que a preventiva. Existem casos onde a estrutura é danificada e para isso a realização de consulta com profissionais adequados é necessária. A partir da análise, o profissional poderá dizer quais são os passos a seguir para resolver o problema e quais os produtos adequados para a realização em caso de reparos rápidos e de emergências.

     Fonte Condo News

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE