Seu condomínio está amadurecido digitalmente?

Seu condomínio está amadurecido digitalmente?

     A adoção acelerada de tecnologias, seja de controles internos de processos, seja de automações de acesso de entrada, seja de capacitação de pessoas estimula constantemente a transformação digital nos empreendimentos, que cada vez mais, notam a importância de apresentarem soluções desenvolvidas para a evolução de procedimentos rotineiros e, principalmente apresentam soluções para os moradores.   

     Mas afinal, como podemos constatar que o condomínio está amadurecido digitalmente?    

     Promover a inserção ou transformação digital de um condomínio é muito complexo. Inúmeras variáveis influenciam na mudança de patamar digital e não é do dia para a noite que as mudanças são feitas e aceitas.

     É extremamente importante que o condomínio tenha um plano de estratégia a médio e longo prazo para o novo. Apresentar um plano, esclarecer cada passo e método que será adotado, entregar aos “stakeholders” qual será o papel de cada um, é fundamental para que o processo tenha sucesso garantido.

     E não podemos esquecer do processo de melhoria constante que essa adoção digital necessita. Desde uma atualização de configuração dos computadores, atualizações de sistemas operacionais, programas, funcionalidades e até atualizações de equipamentos como controladores de portão, controladores de funcionamento de bombas, manutenção de ar condicionado.

     E a migração digital da equipe que atua no condomínio? Não adianta entregar para um profissional o melhor equipamento, o melhor sistema, a melhor solução se ele não sabe pilotar. Nenhum sistema funciona sozinho. Sempre será necessário um responsável, mesmo que seja apenas uma pessoa!

     Avalie o que você tem de tecnologia aplicada no condomínio.

     Pense nas 3 variáveis importantes de tecnologias para o condomínio:

  •  Hardware
  •  Software
  •  Peopleware

     Na variável Hardware, avalie o que existe de moderno hoje no mercado e qual é o nível que está com seus equipamentos, desde computadores até equipamentos de uso do condomínio.
 Dê uma nota (por exemplo A, B ou C) sendo A para o item que está em conformidade com as melhores tecnologias existentes, B o item que precisa de atenção logo, logo e C o que precisa de intervenção urgente. Qualquer semelhança com a Matriz GUT não é mera coincidência.

     Na variável Software, busque o que o mercado tem de novidades. Não precisa contratar outras empresas de software, mas saiba o que existe de mais moderno para comparar e cobrar a empresa atual. Não use sistemas operacionais genéricos e piratas. Todo bom sistema precisa de um SO original e atualizado.

     E na variável Peopleware, analise o grau de conhecimento da sua equipe, faça reciclagens, chame profissionais para dar aulas de informática, procure instruí-los sobre como usar as melhores ferramentas que existem no condomínio e, principalmente, avalie qual é o nível de conhecimento do público, inclusive do seu morador… São jovens digitais? Geração X (nascidos entre 1965 a 1980), Y (nascidos entre 1991 a 1996), Z (nascidos entre 1997 a 2009) ou Alpha (nascidos após 2010).

     Esses indicativos são extremamente eficientes e relevantes para diagnosticar o momento digital que o condomínio vive. E os dados te ajudarão a traduzir as tendências do nosso mercado, tendências dos moradores e conduzir ações.

     Estar atualizado digitalmente é uma grande tendência dos condomínios novos e por que também não pode ser de condomínios mais velhinhos!? 

     Além disso, estar atualizado digitalmente é o que determina o sucesso de gestão e a valorização do patrimônio, diferenciando o condomínio no mercado.

     Quem sabe com esse diagnóstico, você consiga reconhecer o que seus moradores querem, quais produtos e serviços gostariam de consumir no condomínio, hábitos que são apoiados com a tecnologia e traduzir em benefícios para todos. Imagine descobrir que seus moradores se sentiriam mais confortáveis ao acionar a abertura do portão de veículos e automaticamente o elevador estivesse disponível no pavimento para evitar esperas?

     Viu? Esse ecossistema tecnológico dentro do condomínio se entrelaça e torna a vida de todos mais saudável, então, não deixe de fazer esse trabalho de analisar HardWare, Software e Peopleware, diagnosticar o momento do condomínio e traçar um plano para a maturidade digital.

     Fonte: Falando de Condomínio 

Condominial News

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de SOLICITE.

Join SOLICITE